Morre Tuíre Kayapó, ícone da luta indígena no Brasil

Faleceu neste sábado (10), aos 56 anos de idade, Tuíre Kayapó, em razão de complicações do quadro de câncer de útero. Ela se tornou ícone da resistência indígena no Brasil após liderar a organização popular contra a construção de hidroelétricas na região do Xingu.

No ano de 1989, quando tinha apenas 19 anos, Tuíre se tornou nacionalmente conhecida em razão da circulação da fotografia histórica em que aparece encostando a lâmina de seu facão no rosto do então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, durante o 1º Encontro das Nações Indígenas do Xingu, em Altamira, no Pará.

Na ocasião, ela era uma das lideranças da terra indígena Las Casas, no Pará, contra a construção da Usina Kararaô Karaô. Na época, o projeto chegou a ser interrompido, mas foi retomado décadas depois com a construção da Usina Belo Monte.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mídia Indígena Oficial (@midiaindigenaoficial)

Em 2023, Tuíre havia se submetido a sessões de quimioterapia e braquiterapia. Ela vinha recebendo atendimento e assistência integral do Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido à delicada condição de saúde, contudo, Tuíre estava vivendo longe de sua aldeia. Ela era aposentada e enfrentava dificuldades financeiras, pois não estava mais trabalhando na roça. Por esse motivo, uma vaquinha chegou a ser criada na Internet com o objetivo de angariar recursos para a liderança indígena.

Por meio de suas redes sociais, a presidente da Funai, Joenia Wapichana lamentou o falecimento da liderança. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Tuíre Kayapó, uma grande mulher e liderança indígena. Sua força e coragem deixaram uma marca na história do Brasil. Conhecida por sua defesa incansável dos direitos dos povos indígenas e pela proteção das florestas, Tuíre se tornou um símbolo de resistência e luta por justiça, sendo precursora no protagonismo das mulheres indígenas na busca por direitos”, publicou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Joenia Wapichana (@joeniawapichana)

O post Morre Tuíre Kayapó, ícone da luta indígena no Brasil apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.