PPA 2024: Melhores propagandas do Brasil recebem troféu Profissionais do Ano


Este ano, além das categorias tradicionais, premiou também as agências com maior número de mulheres e de pessoas negras nas fichas técnicas das peças publicitárias inscritas. Prêmio Profissionais do Ano celebra a criatividade da publicidade brasileira
As melhores propagandas, de norte a sul do Brasil, receberam na quinta-feira (21), em São Paulo o troféu da Globo Profissionais do Ano. O PPA é uma referência – um prêmio que celebra a criatividade da publicidade no país.
Imagens singulares. Ideias carregadas de personalidade, que não se apagam facilmente. Publicitários amam ser reconhecidos por suas marcas. E era a noite para isso.
Roteiristas, ilustradores, assistentes, diretores… Gente que trabalha pela surpresa. Pela emoção. Pelo riso. Pelo despertar. Embalam o produto com a cultura, o comportamento, o povo, o tempo, o país.
A diretora de negócios da Globo Manzar Feres reconheceu:
“Nossa publicidade brilha, por causa da habilidade única que todos vocês têm de transformar ideias em campanhas que emocionam, inspiram e conectam”, afirma.
PPA 2024: Melhores propagandas do Brasil recebem troféu Profissionais do Ano
Reprodução/TV Globo
Herdeiros e herdeiras da paixão de um gênio, que morreu em outubro, aos 73 anos. Deixou de ser um homem da publicidade para se tornar um “slogan” da criatividade brasileira: Washington Olivetto. Eterno em cada um dos comerciais de 30 segundos que criou.
Depois da homenagem, o palco abriu espaço para o novo. 133 finalistas entre mais de 800 inscritos. Uma festa atrás da outra.
A de São João apareceu em mais de uma campanha vencedora. O filme de mais de 30 segundos foi da Africa Creative, que promoveu o nosso reencontro com Chicó e João Grilo.
“Fazer esse filme do São João com personagens tão fortes, um filme que é tão forte na cultura brasileira e, para a gente, foi um privilégio, a gente está muito feliz com o resultado final e que bom que a gente viu que várias outras pessoas, estão felizes como a gente. Então, é uma combinação muito mágica, é um filme que deu muito orgulho e que bom que ele foi reconhecido”, relata Heloísa Pupim, vice-presidente de operações da Africa Creative – vencedora categoria 30+.
O São João fez a alegria do comércio na campanha que venceu a categoria ações em conteúdo regional Norte-Nordeste. Ideia do time da AlmapBBDO. A agência também levou o título de ações em conteúdo, na classe nacional, com uma ousadia inédita: reinventar a abertura da novela “Renascer”. Como se o drama fosse a urgência de preservar nossos tesouros.
“Essa coisa da gente ter conseguido mudar a abertura da novela das 21h da Globo por uma causa super urgente, para uma coisa que leva à conscientização ambiental, mas também para uma coisa efetiva do que pode ser feito, eu acho que é algo que deixa um legado. É uma premiação que tem também esse fundo, que eu acho que é super importante para o país inteiro”, explica Marco Giannelli, líder de criação AlmapBBDO.
Prêmio Profissionais do Ano celebra a criatividade da publicidade brasileira
Reprodução/TV Globo
A abertura virou um alerta: já passou da hora de fazer o planeta renascer. O PPA coroou os filmes comerciais que todo mundo vê e colocou luz nos bastidores das campanhas.
Este ano, além das categorias tradicionais, premiou também as agências com maior número de mulheres e de pessoas negras nas fichas técnicas das peças publicitárias inscritas. Para premiar a diversidade do mercado e do país.
“Nós somos um país plural, diverso, com muitos sotaques. Precisa falar com esse Brasil, com vários Brasis. É muito importante que todos nós que trabalhamos nesse mercado tenhamos muita atenção e foco para isso: ter equipes diversas e plurais. Só assim a gente consegue criar uma boa comunicação, comunicação que faça sentido para os brasileiros”, afirma Manzar.
O Prêmio Força Criativa Feminina foi da FCB Brasil, com um filme sobre a importância de se respeitar a natureza da mulher e seus ciclos. E com a mesma propaganda, a agência venceu ainda a categoria campanha regional Sudeste capitais.
“O PPA é o reconhecimento de que o Brasil viu sua campanha. E isso não tem preço. E mais do que isso: vendo o ideal por trás daquilo. Cada vez mais mulheres na publicidade, na criação. É isso que a gente quer, é isso que a gente luta e a gente vê o resultado aqui”, pontua Heloísa Ribeiro, diretora de criação FCB Brasil.
E a agência Ideia 3 foi a que trouxe o time com mais profissionais negros. Mostrou a tradição na beleza dos encontros e levou o prêmio “Negritudes”.
“Pessoas pretas têm outra vivência. E são essas vivências que alimentam nossa comunicação. Nossa comunicação precisa conversar com todo mundo. O público precisa se sentir representado. O consumidor precisa estar em casa e sentir representado por aquele produto, aquele serviço. Ocupar esses espaços é importante e significativo”, pontua Juliana Santos, executiva de projetos da Ideia 3.
Não é só publicidade, é real.
Prêmio Profissionais do Ano celebra a criatividade da publicidade brasileira
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Prêmio Profissionais do Ano anuncia vencedores da 46ª edição
Jornal The Guardian anuncia decisão de não publicar mais no X: ‘conteúdo perturbador’
Upfront 2025: Globo anuncia ano comemorativo com novos programas e realities
Adicionar aos favoritos o Link permanente.