Família de SC leva susto ao receber conta de luz no valor de R$ 40,5 mil; ‘exorbitante’

A família de Iliane Lemos Campos levou um susto ao receber a conta de luz do último mês. Moradores da linha Cabeceira da Divisa, interior de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, viram a conta de energia elétrica subir de uma média de R$ 250,00 no consumo para R$ 40,5 mil no mês de julho.

A família de Iliane viu a conta de energia subir para R$ 40,5 mil. – Foto: Geovan Petry/NDTV Chapecó

Iliane contou, em entrevista à NDTV Chapecó, que o esposo é eletricista e não percebeu nada de diferente no consumo de energia da casa para justificar o aumento exorbitante.

Segundo ela, os maiores gastos da família são com o uso do chuveiro, ares-condicionados e geladeira. Porém, não justificam um aumento tão elevado de um mês para o outro.

“É bem preocupante, porque a nossa faixa de gastos sempre foi a mesma, no máximo fim do ano, quando recebemos visitas acontece um aumento, mas esse mês deu um salto para R$ 40,5 mil. Estamos apavorados”, disse.

Iliane contou que ainda não teve tempo de ir até a Celesc para resolver a situação, mas ficou preocupada com o que poderia ter ocasionado o aumento. “Não tem como pagar uma conta dessas. Temos que ver o que será feito, se vai ser estornado ou corrigido a fatura”.

O que diz a Celesc sobre o valor exorbitante na conta de luz?

O gerente de negócios da Celesc, Amdré Curtarelli, destacou que o caso da cobrança elevada na conta de luz da família Campos é atípico e isolado e alertou os consumidores para ficarem atentos às faturas.

A família mora em uma casa na linha Cabeceira da Divisa, interior de Chapecó. - Roberto Bortolanza/NDTV Chapecó

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A família mora em uma casa na linha Cabeceira da Divisa, interior de Chapecó. – Roberto Bortolanza/NDTV Chapecó

Iliane diz que nada foi feito de diferente no consumo para justificar o aumento na conta de luz.  - Geovan Petry/NDTV Chapecó

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Iliane diz que nada foi feito de diferente no consumo para justificar o aumento na conta de luz. – Geovan Petry/NDTV Chapecó

Conta de luz chegou no valor de R$ 40,5 mil.  - Reprodução/Arquivo Pessoal/ND

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Conta de luz chegou no valor de R$ 40,5 mil. – Reprodução/Arquivo Pessoal/ND

“Os clientes devem ficar atentos a esse tipo de situação e procurarem a companhia para podermos fazer a correção da fatura”, explicou.

Curtarelli acredita que, no caso da família Campos, pode ter ocorrido um erro de leitura ou, até mesmo, um problema no medidor de energia para gerar uma fatura de conta de luz desproporcional ao consumo.

Como resolver?

Em casos de problemas com faturas de energia elétrica, o consumidor pode entrar em contato com a Celesc por meio dos canais oficiais, presencialmente, na agência de seu município, no aplicativo da Celesc, por meio do site, ou no 0800 da companhia. Acesse aqui e veja todas as opções.

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