
Após a morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, ser confirmada na madrugada desta quarta-feira (31), internautas repercutiram a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin na posse do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, na terça-feira (30).

Geraldo Alckmin apareceu próximo de líder do Hamas em evento no Irã – Foto: Reprodução/Wana via Reuters/ND
Alckmin representou o presidente Lula (PT) no evento, onde também estavam presentes autoridades e lideranças de diversos países, entre eles, Ismail Haniyeh.
Contudo, os dois não tiveram contato. Alckmin, que é de descendência judaica, foi duramente criticado no X – antigo Twitter -, já que o evento exaltou a Palestina e teve coros de “morte a Israel”.
O Alckmin representando bem o Brasil.
Publicidade 0 (zero) tanto aqui como no Insta sobre essa viagem. pic.twitter.com/UiBNTovjrK
— 𝒯𝓈𝓊𝓀𝒾 ☭⃠ (@Fa1ryNight) July 30, 2024
Que vergonha, @geraldoalckmin. pic.twitter.com/G6QsVYU2EB
— Leandro Ruschel
(@leandroruschel) July 31, 2024
Ismail Haniyeh, líder terrorista do Hamas, em Teerã para a posse do novo presidente iraniano. Ao fundo, deputados iranianos entoando “morte aos EUA / morte a Israel”. Horas depois, Haniyeh foi eliminado por Israel. Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, estava neste evento. pic.twitter.com/k444H9sZrm
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 31, 2024
Imagina se os caras descobrem que o Alckmin é descendente de judeus… pic.twitter.com/x8AY4WhQ2g
— Sidney Andreato (@Sidney_Andreato) July 31, 2024
Alckmin é definitivamente o Ronaldinho Gaúcho da política.
SÓ ROLÊ ALEATÓRIO.
Um dia de Kipá, no outro colado com o Hamas e Hezbollah. pic.twitter.com/nKs1lijXPs
— Rafael Gloves (@rafaelgloves) July 31, 2024
A mídia estatal iraniana diz que o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, foi morto em Teerã. O principal líder do Hamas foi morto pouco tempo depois da posse do presidente iraniano Masoud Peseshkian, e foi fotografado ao lado do vice-presidente do Brasil Geraldo Alckmin.
O Hamas diz… pic.twitter.com/XM4a74LXv1
— Área Militar (@areamilitarof) July 31, 2024
O líder morto do Hamas
Ismail Haniyeh, líder político do grupo Hamas, foi morto em Teerã, Irã, durante um ataque aéreo que atingiu sua residência.
Haniyeh estava na capital iraniana para a cerimônia de posse do novo presidente, Masoud Pezeshkian, e estava hospedado em um abrigo para veteranos de guerra.
O Hamas acusou Israel pelo ataque, aumentando as tensões no Oriente Médio. O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, prometeu vingança.
Até o momento, ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque, e o exército israelense não comentou o caso, que está provocando uma crise no Irã.