Motorista é flagrado com comprimidos de ‘rebite’ durante abordagem da PRF em Feira de Santana


Além do porte da substância, os agentes identificaram que o disco do tacógrafo do caminhão estava vencido e que o motorista dirigia há várias horas seguidas sem cumprir o período obrigatório de descanso. Caminhoneiro é autuado pela PRF na BR-101
Divulgação/PRF
Um caminhoneiro foi flagrado com comprimidos de anfetaminas, substância conhecida popularmente como “rebite” e que é proibida, durante uma abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, trecho do distrito de Humildes, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, na tarde de segunda-feira (30).
De acordo com a PRF, o caminhão foi interceptado durante a Operação Ano Novo. O motorista foi flagrado realizando ultrapassagens proibidas.
Questionado pelos policiais, ele negou portar substâncias para se manter acordado. No entanto, durante a vistoria na cabine, foram encontrados 24 comprimidos de anfetaminas no interior do veículo. A substância estimula o sistema nervoso central e é utilizada geralmente por profissionais do volante para inibir o sono e se manter acordado por longas horas durante a viagem.
📱 Acesse o canal no WhatsApp no g1 Feira e região
Além do porte da substância, os agentes identificaram que o disco do tacógrafo do caminhão estava vencido e que o motorista dirigia há várias horas seguidas sem cumprir o período obrigatório de descanso. Cinco notificações foram aplicadas por diferentes irregularidades.
O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeu a comparecer em juízo para responder pelo crime, previsto no artigo 28 da Lei 11.343/2006.
Uso de rebites preocupa autoridades
Segundo a PRF, até o domingo (29), mais de 300 mil comprimidos de anfetaminas e barbitúricos foram apreendidos em fiscalizações realizadas nas rodovias federais da Bahia.
O uso contínuo da substância coloca em risco a segurança no trânsito e a saúde dos condutores.
A legislação brasileira exige que motoristas profissionais façam pausas obrigatórias de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas. A medida tem como objetivo garantir o descanso adequado e evitar acidentes causados por cansaço ou uso de substâncias ilícitas.
PRF apreende comprimidos de anfetaminas e barbitúricos em fiscalizações
Divulgação/PRF
LEIA TAMBÉM
Suspeito de abusar sexualmente de criança dentro de ônibus é preso pela PRF na Bahia
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.